O Rei e O Cadáver – 1º ATO – Cena 3 PC

Narrador: (A cortina se abrindo. Sala de audiências. Rei no trono triste e preocupado). Na manhã seguinte, o Rei nem mesmo deixou com que os súditos adentrassem a sala de audiência. Pediu ao Tesoureiro que dissesse a todos que não estava disposto a atender. Foi a primeira vez que isso ocorreu, desde que substituiu seu pai no trono. (Tesoureiro entra em cena).

Rei: (Levantando-se ansioso). Cadê o Asceta?

Tesoureiro: Não tenho notícias, meu senhor. Os guardas já foram avisados para deixá-lo entrar.

Rei: (Ainda ansioso): Mas e se ele não vier?

Tesoureiro: Então não será um homem de palavra. Demonstrará que não é confiável.

Rei: (Se acalmando e sentando-se). Você tem razão. Acha que estou depositando demasiada fé nesse homem?

Tesoureiro: Não sei, meu senhor. Vamos ver o quão digno ele é de sua fé.

(Ambos olham em direção aos portões da sala de audiência).

Rei: (Animando-se). Asceta! Que bom que veio!

Asceta: (Entrando em cena. Prostrando-se diante do Rei sem dizer nada. Depois se voltando a ele sem olhar em sua face). Eu disse que viria, majestade.

Rei: (Ansioso). Sim, disse. Preciso lhe contar o que ocorreu!

Asceta: (Tranqüilo). Estou lhe ouvindo, majestade.

Rei: (Levantando-se novamente do trono e caminhando de um lado para ou outro). Dei o elixir que me deste à minha filha. Não surtiu nenhum efeito! (Sua preocupação é nítida em sua face). Por favor, santo homem, me diga: minha filha foi amaldiçoada?

Asceta: (Pensativo). Temo que sim, majestade.

Rei: (Ainda mais preocupado). O que devo fazer então?

Asceta: O procedimento, agora, é outro. Você deve me encontrar no cemitério depois de amanhã à noite, a primeira noite de lua cheia. Não posso dar-lhe detalhes do que será feito, pois isso acabaria com qualquer sucesso que poderíamos ter. No cemitério, lhe darei as instruções nos devidos momentos.

Rei: (Ansioso e ainda preocupado). Não posso nem mesmo saber o que será feito?

Asceta: A demonstração de confiança e coragem contra o desconhecido faz parte do procedimento que devemos tomar. Se tiveres dúvidas em sua mente e em seu coração, porá tudo a perder.

Rei: (Pensativo). Se assim é. Amanhã à noite, estarei no cemitério.

Narrador: Decidido, o Rei foi rezar aos deuses que cuidassem de sua filha até que conseguisse completar sua missão, depois ele foi descansar.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

